sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Filme: Kiriku e a Feiticeira

 
 
 
 
           Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada Feiticeira Karabá, que secou a fonte de água da Aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrenta-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para enfrenta-la o pequeno Kiriku passou por muitos perigos e se aventurou por lugares onde somente animais e criaturas pequenas poderiam entrar. O filme trata a criança de um jeito inteligente, oferecendo a ela acesso a uma cultura diferente.

          Kiriku, um menino negro que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. Kiriku aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças.

1º MOMENTO
Questionamentos a cerca do filme como:
·         Onde se passa a história? 
·         Os como são os personagens, seus costumes e hábitos?
·         A história tem herói? Como se chama esse herói?

2º MOMENTO
Destacar aos alunos as diferenças e semelhanças entre o herói africano, negro, pequeno, cabelos encaracolados e frágil, com os heróis das histórias as quais eles estão acostumados a ouvir, brancos, fortes, cabelos lisos e altos.

3º MOMENTO
Solicitar aos alunos que façam uma breve descrição dos seus heróis preferidos, respondendo as seguintes perguntas:
 
·         Nome do herói, cor da pele, tipo de cabelo, o que mais gosta nele, o que faria se fosse um herói.
·         Faça um desenho do seu herói preferido.

4º MOMENTO
 Kiriku, um menino negro que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. Kiriku aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças.
1 - Kiriku é um herói de um país africano, o Senegal. O que sabemos sobre a África e, principalmente, sobre o Senegal? Você conhece algum herói africano? Qual?
2 - Kiriku não teme Karabá.O que ele quer é entender por que ela é tão má. Qual a origem a da maldade de Karabá? Como ela ficou má?
3 - “Kiriku e a feiticeira” é um desenho animado que mostra um ambiente africano. Qual outro desenho você conhece que também mostra a África? Ou qual filme você conhece que mostra a África e o que ela tem de mais característico?
4 - O “contador de histórias” é o professor daquela aldeia. Você percebe a diferença da “escola” do desenho da escola de hoje? Quais são?
5 - O que você achou das músicas de Kiriku? Consegue cantá-las?
6 - Você notou que as mulheres do desenho animado estão nuas da cintura para cima? E que as crianças também não estão usando roupas? Por que será?
7 - De tudo o que você viu e “experimentou” o que achou mais importante e legal?

O professor pode encaminhar o debate do filme falando sobre cooperação, cidadania, conhecimento e preconceito.
Importante perceber que a feiticeira Karabá exerce um papel que poderia ser comparado ao dos "governos burgueses" em uma sociedade capitalista, pois concentra riquezas (ouro dos moradores da aldeia de Kiriku), explora o trabalho da população (moradores da aldeia de Kiriku), faz um papel de policial e repressão contra os oprimidos (moradores da aldeia de Kiriku).
O avô de Kiriku, que morava na "Montanha Proibida" é a representação da sabedoria e do conhecimento. A Karabá oprime os moradores da aldeia de Kiriku, impossibilitando deles terem acesso ao Sábio/Conhecimento. Os moradores da aldeia de Kiriku só terão acesso ao Sábio/Conhecimento depois que Kiriku consegue descobrir o problema de Karabá e de ajudá-la, não sendo à toa que o Sábio retornará à aldeia quando tudo já estava resolvido no final do filme.
Kiriku pode ser considerado uma pessoa sábia e preocupada com a coletividade (sua aldeia), lutando firmemente pelos direitos de cidadania de toda comunidade oprimida.

ATIVIDADES:
Responda:
1.  Em qual continente a trama do filme se passa?
2.  Identifique duas qualidades do personagem principal.
3.  Transcreva um trecho que demonstre uma atitude de coragem de um dos personagens.
4.  Você acha que o personagem Kiriku sofria bullyng? Justifique sua resposta.
5.  Você gostou da música feita para Kiriku? Por quê?
6.  Que mensagem positiva o filme Kiriku e a feiticeira passou para você?
7.  As pessoas tinham preconceito com Kiriku no começo do filme?
8. O que Kiriku teve de fazer para vencer a feiticeira Karabá?

Marque a resposta correta:
1) Kiriku a todo momento quer saber:
a) Como destruir Karabá
b) Porque Karabá é malvada
c) Onde está o ouro que Karabá roubou da aldeia
d) Ficar rico

2) Porque que Karabá não quer que ninguém vá ao Mago da Montanha?
a) Porque ele é mais poderoso que ela
b) Porque ele ilude as pessoas
c) Porque ele diz a verdade
d) Desilusão amorosa

3) O Grande Cupinzeiro é a porta de entrada da Montanha Proibida. Para quem ela se abre?
a) Para quem for digno
b) Para quem disser palavras mágicas
c) Somente para Karabá
d) Pro povo da aldeia

4) O Sábio diz que Kiriku só pode enfrentar Karabá:
a) Com um talismã
b) Quando crescer
c) Com armas
d) Com inteligência

5) O velho Contador de Histórias da aldeia é:
a) Medroso
b) Sábio
c) Corajoso
d) Inteligente

6) O Sábio diz a Kiriku que Karabá é malvada:
a) Porque só pensa em ouro
b) Porque está sofrendo
c) Pelo prazer da maldade
d) Por egoísmo

7) Quantas vezes Kiriku salva as crianças?
a) 3 vezes
b) 2 vezes
c) 1 vez
d) Nenhuma vez

8) Kiriku vai até a Montanha Proibida:
a) Com a ajuda do Tio
b) Com a ajuda das crianças
c) Com a ajuda da Mãe
d) Com a ajuda dos animais

Desenhos para colorir
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Atividades de Artes: Confecção das personagens
 
 
 
Filme
 
 
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Visita ao Abrigo Frederico Ozanan


Desenvolvendo as atividades do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) trabalhamos com um livro do acervo: "A Joaninha Que Perdeu As Pintinhas". A história mostra a rejeição da mãe pela filha porque ela perdeu as pintinhas. Comparando com os dias atuais podemos encontrar esse sentimento no abrigo dos Idosos, onde as famílias não querem ter o trabalho de cuidar deles, porque como a idade chegou, eles precisam de ajuda o tempo todo.
Com esse intuito, resolvemos levar as crianças para conhecer essa realidade de perto, despertando gestos de carinho e solidariedade, para que quando adultos possam tratar as pessoas com mais humanidade.

Professoras: Adriana, Marcela e Regina

Supervisora: Silvânia

 

 

 

 

 

 
 
 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aline Ferreira

Dia do Estudante
 
A professora de Educação Física Aline e a professora de Biblioteca Sônia Teixeira, comemoraram com as crianças o Dia do Estudante com uma animada Gincana.
                           
 
 
 
 
                                             





terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dia "D"



No dia 20 de agosto foi realizado na Escola Municipal "Presidente Tancredo de Almeida Neves" o dia "D", envolvendo toda a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Sra. Iracilda Duarte e os pais dos alunos. É um evento realizado todos os anos com objetivo de fazer um repasse geral referente ao aproveitamento dos alunos, decorrente das avaliações internas e externas: PROALFA - 3º Ano e PROEB - 5º Ano e as metas a serem alcançadas em 2014. Houve um número expressivo de Pais e, na oportunidade, a diretora Júlia Pereira em uso da palavra fez acolhida a todos os presentes. Agradeceu de forma especial aos professores e especialistas pelo trabalho valioso. Convidou os professores da Sala Recurso, Reforço e Apoio a se posicionarem à frente para conhecimento dos pais e pediu e pediu que não deixem seus filhos faltarem às aulas pois é um atendimento criterioso para suprir as dificuldades dos alunos. As Supervisoras Maria Abadia, Rosalva e Silvania elaboraram as atividades que foram planejadas como Intervenção Pedagógica e a supervisora Rosalva mostrou em data show os gráficos com o resultado do IDEB da escola, mensagem e fala da Secretária de Estado da Educação. Houve um espaço para os pais responderem a um questionário, dar sugestões, apresentas críticas para melhoria da escola. Júlia pediu que as orientadoras do laboratório de informática Margaret e Rosalva explicassem aos pais sobre as aulas, convidando-os a conhecerem as aulas. Encerrando as atividades a supervisora Maria Abadia e os alunos do turno matutino fizeram uma bela homenagem aos pais pelo seu dia com uma música. As professoras Aline e Sônia Teixeira, apresentaram um número de dança com os alunos.
 
 

 

 

 
Homenagem ao Dia dos Pais
 
 
 



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bem Vindos!


 
 
"Escola, principal caminho para se chegar ao ápice!"

Oi Amigos!
 
 Acesse o Blog da nossa Escola onde poderá conhecer amostras do nosso trabalho e as atividades dos nossos alunos, além da troca de experiências que inovam e enriquecem o nosso trabalho.
Todas as atividades realizadas a partir dessa data estarão sendo postadas para apreciação de todos.
 
A Escola conta também com um Blog do Laboratório de Informática.
 
Júlia Pereira (Diretora)